domingo, 23 de fevereiro de 2014

São Paulo


Cheguei a São Paulo em condições adversas: mancando do tornozelo machucado precisava literalmente atravessar a cidade no horário de pico. Andar de metrô com uma cargueira nas costas foi uma aventura. Quatro trens e duas horas depois chegava na casa de uma tia, cansado, porém feliz.



Parte de minha família mora aqui, e nesse período de pouco mais de uma semana fiquei na casa de duas tias que eu adoro muito (sem puxar o saco, mas puxando...). Foi bom ter novamente a sensação de estar em casa antes de seguir viagem - viajando descobrimos o quanto somos apegados ao que fica para trás.

Nasci em Sampa há mais de vinte anos, entretanto nunca vivi nessa cidade, pela primeira vez a visitei com o objetivo de conhecê-la melhor. Embora não a tenha conhecido a fundo ou ido a lugares mais alternativos posso recomendar alguns dos passeios que fiz:


1-Centro

A catedral da sé, o Teatro Municipal e outros tantos prédios antigos conservam a arquitetura antiga que surge do nada no meio de prédios modernos, e até mesmo esses foram uma atração. Certa hora andando a esmo de repente me descobri no cruzamento da Ipiranga com a São João.

(Catedral da Sé)

(Pinacoteca)


(Estação da luz)


Uma parte interessante foi próximo à estação da Luz, onde é possível visitar a estação antiga, a Pinacoteca, o Museu da língua Portuguesa, o Parque da Luz e outros tantos lugares sem precisar andar quase nada entre um lugar e outro.

2-Avenida paulista

A principal atração foi o MASP, ver pessoalmente obras de arte famosas e históricas foi um dos passeios mais legais que eu fiz. Tendo crescido na pequena Itajubá nunca tinha visitado um museu grande, por isso meu espanto no MASP, ver um Van Gogh, um Goya e pinturas do século XII frente a frente foi foda. Outro lugar interessante é a livraria cultura, que é enorme e perfeita para fãs de livros que queiram ficar horas vasculhando as estantes e folheando os volumes.

(Uma das exposições no MASP)


(Protesto contra a copa)


No dia em que visitei a avenida ainda tive a sorte de pegar o início de um protesto, acontecimento que tem se tornado quase uma atração turística. Peguei o começo, antes dos black blocks começarem a parte tensa da história - foi interessante depois ver no jornal o acontecimento e sentir que foi um acontecimento de verdade, não somente uma notícia.


3-Parque do Ibirapuera

É enorme, tão grande que algumas horas não foram suficientes para vê-lo por inteiro. Vale gastar um dia inteiro para visitá-lo, ou até mais.





Esse é o básico, o pouco que eu tive a chance de fazer na cidade. Ficou faltando fazer muita coisa, conhecer outros bairros como a Liberdade, conhecer restaurantes, festas, etc, e tenho certeza que muita gente que mora em São Paulo vai me falar depois “você deveria ter ido nesse lugar e naquele”. Mas ao menos agora posso dizer que conheço a minha cidade natal.


Depois da recebida familiar em Sampa: dois dias de ônibus, um outro país, um outro idioma, indo sempre para a frente, acabei chegando em Buenos Aires.




Mais fotos no álbum do Facebook: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário